Perguntas e respostas:
3 anos sem carne, faz-me falta?

Olá, hoje decidi falar um pouco sobre como me tornei vegetariana, as razões que me levaram a fazê-lo, responder a algumas dúvidas e o porquê de achar ser uma excelente mudança nas nossas vidas.
Decidi tornar-me vegetariana, uma escolha de vida e um estilo de alimentação de base vegetal. Mas calma!
Não, nós não comemos só salada (não consigo contar a quantidade de vezes que já ouvi o contrário...)! A variedade de pratos existentes é gigante, até mesmo os pratos tradicionais podem ser adaptados ao vegetarianismo/veganismo.
O que me levou a tornar vegetariana? Foi difícil?
Tudo começou quando completei 17 anos e decidi melhorar a minha alimentação. Sempre gostei de animais, a verdade é essa e é a primeira razão para esta mudança alimentar. Na altura foi a única razão que me levou a fazê-lo! Afinal 17 anos habituada a comer carne e deixar de o fazer do nada, parece ser um cenário um bocado complicado. A verdade é que não foi, de todo. Tornei-me mais interessada no assunto, para existir um bife no prato tem de haver outras ações por detrás disso e a verdade é que eu precisei de saber e ver a realidade para entender a grande crueldade. Depois disso, era impossível continuar com aquela alimentação. Sentia-me desumana, honestamente.
Infelizmente, 2 anos mais tarde comecei a comer peixe de novo, não por opção. Hoje em dia, continuo sem comer carne e espero voltar a tornar-me vegetariana.
Ser vegetariano/vegan faz mal à saúde?
Tanto um como outro apresentam menor nível de colesterol no sangue, menor índice de obesidade, menor incidência de alcoolismo, cancro nos pulmões, diabetes, entre outros. Comer carne faz pior do que não comer, é a realidade. Mas como qualquer estilo de alimentação é necessário haver um bom plano alimentar para o nosso corpo.
Sinto falta de carne?
Honestamente, às vezes posso recordar-me de certas refeições que costumava ingerir, mas não sinto falta. Estou bastante bem assim e não me arrependo. Porém, na realidade a maior parte dos vegetarianos e vegans não desgostam do sabor da carne mas sim da forma como esta é produzida.
Mas nunca a minha vontade de comer carne foi maior que a minha vontade de ver o bem dos animais.