Desistir da Faculdade?

Olá, hoje decidi escrever um pouco sobre a minha experiência na faculdade e os problemas que vieram com ela.

Alguma vez se aperceberam que a vossa motivação desapareceu, após entrarem na Universidade? A verdade é que isso acontece com muitos estudantes, inclusive aconteceu comigo.

Este ano entrei para a faculdade para um curso que sempre quis (e quero) seguir, porém, têm sido meses difíceis porque, desde que cá estou, a motivação que tinha deixou de existir.

Alguma vez pensaram desistir do vosso curso?

A vontade de sair pode estar motivada pelo medo de não conseguirem acompanhar o ritmo de trabalho e provas, ou até mesmo pelo medo de crescerem. O índice de desistência em alguns cursos universitários chega a 50% nos dois primeiros anos. E existem vários motivos para isso, tanto podem ser financeiros, por não gostarem do curso/universidade ou até mesmo da turma em que estão, dos métodos de estudo, entre outros.

Admito que houve momentos que eu só queria desistir, não pelo curso em si que eu adoro mas pelas dificuldades que encontrei ao longo deste percurso como, por exemplo, gerenciar os estudos. A verdade é que isso acabou por invadir a minha mente causando-me ansiedade e nervosismo.

Vocês dedicam-se para conseguir entrar numa faculdade, estão empolgados e ansiosos para esta nova fase das vossas vidas e depois percebem que, com a continuação do tempo, os trabalhos são cada vez maiores, a pressão dos exames está a chegar, ou estudam todos os dias ou então depois torna-se bastante mais complicado, e quando se dão conta: só querem o 9,5 para passar. Isto porque a faculdade matou aquilo que antes vocês sentiam. Não é só festas, como todos dizem.

Não julgo quem desiste, mas não pensem que estão sozinhos! É extremamente comum sentirem-se desanimados em relação ao ensino superior, ainda por mais se forem com as expetativas elevadas.

E enquanto a faculdade não contribui para que vocês estejam motivados, procurem a motivação noutro lugar. Por vezes desistir da faculdade, embora seja o mais fácil, nem sempre é o melhor caminho a ser seguido.

Mas nunca estejam num curso pelos outros, estejam por vocês mesmos, apenas.

© 2018 A Human being. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora